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Glosas? A saída está boa gestão

O problema, bastante comum na área odontológica, compromete a saúde financeira de centros radiológicos. Faça da tecnologia uma aliada. 

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e-Vol DX em artigo da Revista JOE

A utilização do e-Vol DX é reconhecida em artigo da Revista JOE, tida como a principal publicação internacional sobre endodontia. 

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Gestão de Alta Performance

Glosas: a saída está na boa gestão!

O problema, bastante comum na área odontológica, compromete a saúde financeira de centros radiológicos. Faça da tecnologia uma aliada

Por CDT Software

Dentro da rotina de centros de radiologia odontológica, a glosa é um dos problemas que mais preocupa gestores e administradores. E não é para menos! O termo indica quando um serviço prestado não é faturado pela operadora do convênio de saúde. O que pode parecer simples, no dia a dia da gestão se revela complexo e, principalmente, tem o poder de desestruturar todos os processos administrativos. Isso ocorre, entre outros motivos, por comprometer seriamente toda a gestão financeira do negócio. Quando os valores não faturados (a glosa) são baixos, o gestor pode até ter a ilusão de que a situação está sob controle. Entretanto, quando o assunto é gestão financeira, os detalhes são muito importantes. É impossível ter o controle financeiro do centro radiológico quando informações sobre o faturamento não são precisas. Por isso, aos gestores que buscam implementar o conceito de gestão eficiente, o caminho está no conhecimento. É imprescindível saber qual é a origem das glosas e como evitá-las.

A origem do problema

O roteiro clássico do problema é: o paciente passa por atendimento, ou realiza os procedimentos e exames solicitados, mas os valores referentes a esses serviços não são pagos pelo convênio. Ou, do ponto de vista administrativo, quando as informações que a clínica emite sobre os serviços prestados não são as mesmas do convênio, por menores que sejam as divergências, o pagamento não é realizado. As glosas, dependendo de sua origem, podem ser classificadas como técnicas ou administrativas. Estas ultimas, são as mais comuns nos centros radiológicos. Este tipo de glosa é fruto do descuido na execução dos procedimentos considerados de rotina. Dentro das causas administrativas, as mais comuns são: erros de digitação (principalmente em nomes de pacientes, indicadores e/ou procedimentos), divergência de valores (quando o que foi cobrado não está de acordo com o que foi estipulado contratualmente), preenchimento incorreto ou incompleto de guias de autorização e ausência de autorizações da operadora.

Como evitá-las

Dentro da gestão, tudo começa com conhecimento. A eficiência dos processos administrativos é proporcional ao nível de conhecimento que os gestores possuem sobre o negócio. E, quando o assunto é glosa, tudo começa com dois questionamentos: baixos índices de glosas é um sinal de boa gestão? Como as glosas estão sendo administradas? Saiba: nem sempre baixos índices significam gestão eficiente e toda glosa necessita de uma ação, principalmente as de caráter preventivo. Por isso, confira 5 dicas para evitar ou contornar o problema: Identifique a origem: cada centro radiológico tem suas particularidades. Por isso, cabe ao gestor identificar as origens e estabelecer quais são as medidas possíveis para contorná-las. Cheque de informações: número de matrícula do conveniado e datas de faturamento são duas informações que precisam ser preenchidas com atenção. Digitalização e automatização de processos: uma as formas de aumentar a segurança dessas informações é apostar em sistemas de gestão automatizados. Sistemas integrados: quer reduzir o índice de glosas? Atue com um sistema integrado à operadora do convênio. Com a tecnologia isso não só é possível, como é fundamental. Estabeleça metas de redução: uma gestão financeira eficiente é feita de indicadores. Depois de identificada a origem do problema, estabeleça metas para reduzi-lo. Quase todas as dicas anteriores convergem para a tecnologia. Atualmente, sistemas de gestão eficiente informatizados conseguem reduzir o índice de glosas em centros radiológicos, além de proporcionar outros ganhos. Com o uso, por exemplo, de softwares de gestão, entre outras ações, é possível configurar o preenchimento de guias seguindo as configurações de cada convênio. Além disso, estes sistemas também atuam de forma integrada com as seguradoras dos principais convênios. Com isso, também é possível ‘atacar’ a glosa por outra frente, com a autorização prévia do atendimento. Essa estratégia, além de agilizar o agendamento do paciente, possibilita a verificação da validade de inscrição e disponibilidade de cobertura. Desse modo, a ocorrência de informações divergentes diminui consideravelmente.  

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Artigo Científico

Interpretação tomográfica de TCFC: a importância dos achados acidentais

Por: Bruno Correa de Azevedo DDS MSDiplomate American Board of Oral and Maxillofacial RadiologyDirector - Radiology and Imaging Science University of Lousville School of Dentristry 

A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) tornou-se uma das ferramentas mais importantes no espectro de imagens diagnósticas em odontologia. TCFC é agora o exame de excelência em várias especialidades como implantodontia, endodontia, ortodontia, cirurgia, assim como em diagnóstico de patologias, entre outros. Há um mercado crescente devido ao aumento do número de profissionais de odontologia que adotam imagens tomográficas como base antes dos procedimentos dentários. Hoje é comum escutar de colegas que usam as tomografias de feixe cônico a seguinte frase:  "Eu posso ver e diagnosticar muito mais com tomografia." Existem várias publicações que fornecem diretrizes clinicas baseadas em evidências sobre as aplicações desta modalidade de imagem em odontologia. Pequenos e médios volumes do complexo oral e maxilo-facial adquiridos em alta resolução fornecem capacidade diagnósticas superiores em comparação com a imagem 2D convencional em várias situações clínicas. Estes incluem a exibição de estruturas anatômicas-chave e sua relação com a dentição, visualização da morfologia dentária sem sobreposição, avaliação do dente e degenerescência óssea, planejamento cirúrgico e avaliação do resultado de terapias. É por isso que eu uso o software Evol da CDT. Ele me ajuda a maximizar o diagnóstico de imagem devido a uma variedade de ferramentas que permite a fácil manipulação e melhoramento de imagens de varreduras TCFC.  A TCFC sem dúvida nos proporcionou um grande poder em imagens diagnósticas. Com este poder vem uma grande responsabilidade de interpretar os volumes 3D corretamente e na íntegra.

Não há controvérsia na prática odontológica sobre a responsabilidade de dentistas na interpretação de todos os resultados radiográficos em 2D de radiografias da prática odontológica. No entanto, para um radiologista que adquire uma varredura TCFC, alguns têm questionado quem é responsável pela interpretação e responsabilidades legais em relação dos achados incidentais fora da intenção do exame. A resposta é simples. Assim como para a imagem 2D, um clínico que adquire ou interage com o volume TCFC (mesmo que adquirido em um centro de imagens) é responsável pela interpretação do volume adquirido ou fornecido. Alguns colegas estão com a percepção errônea de que eles são apenas responsáveis pela interpretação intencional do volume. A responsabilidade pela interpretação de exames radiológicos não é dependente da tecnologia. Os clínicos são responsáveis por todas as informações dentro da radiografia 2D e/ou volume TCFC, independentemente da intenção do exame. A radiologia oral e maxilo-facial é uma especialidade reconhecida em odontologia. Como as imagens de TCFC tornaram-se mais popular, aprender a interagir com os dados para reconhecer os achados INCIDENTAIS, ou seja, os achados não relacionados com a intenção original da aquisição do exame, torna-se imperativo. Os achados incidentais são mais identificáveis em imagens 3D do que em radiografias 2D.

A responsabilidade de identificar resultados incidentais em volumes TCFC não deve ser baseada no medo de responsabilidade e negligência. É no melhor interesse do paciente, bem como o provedor de reconhecer os achados incidentais como muitos têm o potencial para mudar um plano de tratamento. Desenvolver um método sistemático e reproduzível para analisar volumes pode melhorar a produtividade e melhorar o tempo de interpretação diagnóstica. O software Evol tem muitas ferramentas para maximizar a interpretação e minimizar o tempo de interpretação TCFC. Depois de uma imagem é adquirida o software Evol é a minha escolha para ajuste e navegação nos dados.   É imperativo que os radiologistas relatem todas as suas descobertas de interpretação (primária e incidental) no relatório do paciente. Esta é apenas a primeira etapa da interpretação radiológica, que é reconhecer normal versus variação anatômica e patologia. Em segundo lugar, o diagnóstico diferencial para tais achados incidentais. É importante lembrar que o acesso a esta tecnologia de imagem não se traduz em proficiência clínica. Muitos autores têm demonstrado que inúmeros resultados incidentais ocorrem fora da área de interesse e salientam a importância de aprender a rever sistematicamente uma varredura TCFC. Um estudo recente que compara a detecção de descobertas incidentais em varreduras TCFC adquiridas para fins endodônticos e demonstrou que os radiologistas orais e maxilo-faciais podem observar 50 por cento mais resultados incidentais do que clínicos.  Independentemente do tomógrafo que você usa, "seus olhos só podem ver o que seu cérebro sabe."

Resultados incidentais usando o software Evol: Este é um paciente masculino de 48 anos de idade e foi encaminhado para a clínica de Radiologia oral e maxilo-facial na Universidade de Louisville para uma aquisição de tomografia de feixe cônico da face para planejamento de implante. Uma tomografia da maxila foi adquirida para avaliação do dente 21 e dos dois seios maxilares. Durante a interpretação do exame foi notado uma área ovalada, multilocular grande, bem definida, corticalizada na região retroclival prepontine. Este achado é fortemente consistente com Ecchordosis Physaliphora. Ecchordosis physaliphora é uma lesão hamartomatosa benigna congênita e pode ser encontrada em qualquer lugar da base do crânio ao osso sacrum.  Também notei um forame jugular assimétrico no lado direito. Note que as margens são corticalizadas e não há sinais ou erosão / padrão mordida de traça. O aumento do forame jugular tornando-o assimétrico é fortemente consistente com Bulbo Jugular Alto.  Esta variante anatômica ocorre mais comumente do lado direito. Há uma grande e fina espora óssea decorrente da parede lateral esquerda do septo nasal estendendo todo o caminho até a parede lateral esquerda da cavidade nasal.

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Primeira linha em software para Radiologia Odontológica

Tecnologia de alto impacto para transformar a Radiologia Odontológica!

A CDT Software é uma empresa brasileira pioneira em soluções tecnológicas. Desenvolvemos softwares especializados em atender as principais demandas dos profissionais da radiologia odontológica. Ao longo de nossa trajetória, nos tornamos especialistas no desenvolvimento de softwares que geram inovação e aumento de produtividade para clínicas e centros radiológicos. Para isso, contamos com soluções tecnológicas que impactam desde o diagnóstico até à gestão administrativa. Hoje, nos orgulhamos de ser uma empresa que contribui para a construção do futuro da radiologia odontológica, sempre levando em consideração as necessidades de nossos clientes e parceiros. 

Soluções Tecnológicas que geram inovação! 

Missão

Gerar inovação com sistemas de alta tecnologia que contribuam para o aprimoramento e evolução da radiologia odontológica. 

Visão

Com cultura de inovação e parcerias estratégicas, antecipar-se às necessidades da odontologia propondo soluções tecnológicas transformadoras.

Valores

Inovação | Atuação alinhada com práticas empresariais que valorizam a qualificação de processos, serviços e relações com parceiros e sociedade.  Aprimoramento | Proporcionar produtos e serviços em tecnologia que gerem melhorias aos nossos clientes e parceiros e estejam em constante atualização. Compromisso com o cliente | Comunicação estratégica e assertiva para atuar em sintonia com a evolução de nossos cliente.  Conduta ética e íntegra | Inserção social pautada por seriedade e honestidade. Valorização de pessoas | Acreditamos que é nossa responsabilidade oportunizarmos e auxiliarmos o desenvolvimento de colaboradores, parceiros e clientes. Gratidão | Somos gratos a Deus, nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Com tecnologias inovadoras, trabalhamos para facilitar o seu dia a dia e potencializar resultados!  

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